Cotidiano - Qual a diferença entre alimento light e diet?

Qual a diferença entre alimento light e diet?

Todos os dias várias pessoas ao chegarem ao supermercado, ao sentarem em uma lanchonete, ao preparem um lanche ou em outras situações do dia a dia tem a mesma dúvida: O que é um alimento light? O que é um alimento diet? Qual desses alimentos não contém gordura, ajuda a emagrecer ou não contém açúcar? Por ser light ou diet posso consumir mais? Um alimento light ou diet tem menos calorias que um alimento convencional.

Essas dúvidas se tornam comuns na rotina das pessoas que se deparam todos os dias com uma gama de novos produtos a cada dia que elas vão ao supermercado, por exemplo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad), os produtos diet e light estão presentes em mais de 35% dos lares brasileiros. Por isso, entender a diferença entre eles é muito importante para quem busca uma alimentação saudável.

Light

O termo light pode ser utilizado em produtos que tenham baixo ou reduzido valor energético ou valor nutricional. Os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até 20kcal/100ml ou a redução mínima de 25% em termos de calorias, em comparação com produtos similares convencionais. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo.

Diet

O termo só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar. Já uma bebida diet deve possuir um teor de açúcar menor que 0,5g/100ml - esse limite pode ser maior nos refrigerantes dietéticos em que é adicionado suco de fruta.

Rótulo

A ANVISA faz algumas exigências com relação a esses produtos: todo produto diet tem de conter no rótulo a frase "Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico". Além disso, é aconselhado um alerta aos diabéticos quando o alimento contiver glicose, frutose ou sacarose, e o aviso "Contém fenilalanina" quando houver adição de aspartame à fórmula. No caso de alimentos que possuem em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e derivados, o rótulo deve conter a advertência “Contém Glúten”. Caso contrário, “Não contém Glúten”. Com relação ao alimento light não é exigida nenhuma informação em especial no rótulo.

Recomendações

Normalmente os alimentos diet são recomendados para dietas especiais, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos), e o sal (hipertensos). Esse tipo de produto costuma ter menos carboidrato, açúcar, gordura ou sódio. Já os alimentos diet são consumidos por pessoas que buscam produtos com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente, em comparação com o mesmo alimento em sua fórmula convencional. Esses alimentos são recomendados, por exemplo, em dietas para perder peso.

Curiosidades sobre light e diet

· Entre o chocolate light e diet, por exemplo, a diferença é pequena: o diet contém mais gordura e carboidrato que o normal, e pode ser mais calórico;

· No chocolate diet, o açúcar é substituído pelo adoçante. Para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem quer perder peso;

· O chocolate light traz a redução de algum nutriente específico ou do valor energético. É preciso consultar a tabela nutricional, na embalagem, para saber se essa redução é conveniente para a dieta do consumidor. Para quem tem alguma restrição alimentar, o chocolate light pode não ser o mais indicado;

· Na pipoca light, por exemplo, a diferença de calorias, gorduras e carboidratos é pequena;

· A margarina tem menos da metade das gorduras e calorias que a normal;

· Já o sorvete light é feito com menos carboidratos e quase metade das calorias, porém concentra mais que o dobro de sódio;

· O refrigerante light ou zero tem zero caloria, mas a quantidade de sódio é maior;

· Produtos light só ajudam a perder peso caso haja diminuição significativa no teor de algum nutriente energético;

· O consumo em excesso de um produto que contém menos calorias em relação ao original pode encadear a ingestão de uma quantidade igual ou até maior de calorias, comparada ao consumo moderado de algo não light.

Dicas Nutricionais

Diante disso os nutricionistas recomendam que antes de comprar ou consumir qualquer alimento seja ele diet ou light é fazer a leitura do rótulo, numa tentativa de conferir o que contém o produto, o valor energético e se ele é adequado para seu seu plano alimentar.

O recomendado é procurar um nutricionista para saber exatamente quais são os objetivos com relação à dieta.

Referências

ABIAD. Diet e Light. Disponível em: http://www.abiad.gov.br. Acesso em: 10 jun 2014.

INMETRO. Produtos Diet e Light – parte I e II. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos. Acesso em: 10 jun 2014.

VIEIRA, A. C. P.; CORNÉLIO, A. R.Produtos light e diet: o direito de informação ao consumidor.http://www.ambito juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2212&revista_caderno=10. Acesso em: 10 jun 2014.